D&D em GESTÃO EMPRESARIAL DE ALTA PERFORMANCE- NOSSO SUCESSO VEM DE IDENTIFICAR E INTEGRAR PESSOAS DE TALENTO!

domingo, 22 de maio de 2011

ESTRATÉGIA DE FLEXIBILIDADE

Certa noite no mar, o capitão de um navio achou que estava vendo luzes de outra embarcação que vinha em sua direção. Pediu a um de seus homens que sinalizasse para o outro navio.
_"Mude sua rota para 10 graus sul"
A resposta veio: _ "Mude sua rota para 10 graus norte"
O capitão do navio respondeu: _"Sou o capitão. Mude sua rota para o sul"
Outra resposta:: _"Sou o marinheiro de segunda classe, mude sua rota para o norte"
O capitão agora estava irritado._ "Eu disse para mudar sua rota para o sul. Este é um navio de combate da Marinha dos Estados Unidos"
E a resposta veio: _"E eu digo, mude sua rota para o norte. Este é um farol terrestre"

Quando nos comunicamos com alguém e não conseguimos o resultado desejado, tendemos a achar que a outra ´pessoa está sendo resistente. Mas, na verdade, nós é que estamos sendo inflexíveis.
Em determinados momentos, muitos de nós agimos de maneira repetida ao lidarmos com terceiros ou mesmo conosco, no nível do pensamento. São padrões de comportamentos que gravamos em nosso cérebro, limitando-nos e impedindo-nos de fazer algo simplesmente  diferente para alcançar aquilo que almejamos.
Portanto, procure quebrar a rotina do seu dia. Durma do outro lado da cama, ou nos pés da cama. Sente´se em outro sofá ou em outra cadeira na mesa. Faça um caminho diferente na ida e volta para o trabalho. Enfim, mude algo mesmo que seja pequena a mudança. Mudar de perpectiva faz o cérebro ver, ouvir e sentir de forma diferente, isso poderá gerar insights.

6 comentários:

  1. Esses dias eu estava ouvindo algumas dicar apar exercitar os dois lados do cérebro, como por exemplo, escovar os dentes utilizando a mão que não é usual. Parece besteira, mas além de desenvolver melhor o lado do cérebro que usamos menos, isso também colabora pra quebrar a rotina, né? Ou falei besteira?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Rogério, quebrar a rotina é fazer o cérebro encontrar outra perspectiva, fazer a gente perceber outras coisas. Precisamos ser criativos, assim exercitamos o outro lado, pois o habitual é pura razão e só funciona com o concreto, com o óbvio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mas fazer funcionar os dois lados do cérebro pode ser o cúmulo de difícil... Outro dia, um amigo me propôs um desafio Doutora: Rodar meu pé direito em sentido horário ao mesmo tempo que com a mão direita era pra eu fazer o numero 6 no ar! Impossível, ele me disse, que isso ajuda no controle das emoções e outras coisas,aí fiquei pensando,se for assim, ninguém consegue controlar nada, né?

    ResponderExcluir
  5. E esse é que é o problema Josy, a consciência tenta controlar tudo o tempo todo, isso nos limita bastante. Por isso precisamos exercitar a criatividade para inovarmos, fugindo da mesmice. Certa vez, conversando com uma amiga arte terapeuta ela me disse que o problema começa na escola, quando aos 7 anos nos tiram os lápis coloridos, as tintas, e nos dão a tabuada,os cadernos e a caneta azul! Esse incentivo à criação nunca deveria acabar.

    ResponderExcluir