D&D em GESTÃO EMPRESARIAL DE ALTA PERFORMANCE- NOSSO SUCESSO VEM DE IDENTIFICAR E INTEGRAR PESSOAS DE TALENTO!

domingo, 15 de maio de 2011

AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

As Doenças da Emoção! A influência dos sentimentos sobre a saúde física nunca foi tão pesquisada e o controle das perturbações psíquicas entrou para os receituários clínicos.
O Perfil dos Somatizadores:
20% da população mundial é afetada pelo transtorno da somatização
O distúrbio  é mais comum em MULHERES e entre elas os sintomas costumam ser mais severos
42,6 anos é a idade média dos somatizadores
40% deles têm depressão
20% deles apresentam transtorno do pânico ou ansiedade
Os somatizadores estão entre os prinicipais usuários do sistema de saúde:
60% das consultas médicas referem-se a pacientes com queixas sem nenhuma causa orgânica

DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES:
Infarto, derrame, hipertensão, arritmias

Situações de pressão emocional estimulam a liberação dos hormônios adrenalina, noradrenalina e cortisol, entre outros. Com isso, o coração bate mais rápido, a pressão arterial sobe e as taxas de colesterol aumentam. Um estudo de pacientes com hipertensão mostrou que 80% deles associaram a crise de pressão alta a um evento de desgaste emocional.

DORES CRÔNICAS:
Dor nas costas, cefaléia, dor pré-menstrual, fibromialgia, síndrome de fadiga crônica

A descarga de adrenalina e cortisol na corrente sanguínea reduz a produção de endorfina e serotonina, substâncias associadas ao alívio da dor e à sensação de bem estar, respectivamente. Vários estudos já mostraram que um evento emocionalmente desgastante pode aumentar a sensação dolorosa em até 20%.

AFECÇÕES DERMATOLÓGICAS:
Hiperidrose, prurido, queda de cabelo, psoríase, herpes, vitiligo

É bastante comum sentir na pele as aflições psíquicas. Isso porque a pele é um órgão repleto de terminações nervosas, o que torna muito sensível às alterações da química cerebral. Pessoas ansiosas, depressivas e estressadas tendem a desenvolver ou piorar os problemas como dermatite, acne, psoríase, e queda de cabelo.

DOENÇAS ENDÓCRINAS:
Diabetes tipo 2, hiper ou hipo tireoidismo e hipoglicemia

Como o hipotálamo modula também as defesas do organismo, um problema de ordem emocional  pode desencadear um ataque do sistema imunológico à tireóide e ao pâncreas, o órgão produtor de insulina. A descarga hormonal desregula a liberação de glicose na corrente sanguínea o que leva à diabetes ou à hipoglicemia.

PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS
Distúrbios esofágicos, dispepsia, diverticulite, diarréia, constipação, gastrite, úlcera gástrica, síndrome do intestino irritável, retocolite ulcerativa

Em resposta à pressão emocional, o organismo aumenta a produção de substâncias tóxicas ao estômago e aos intestinos. Em 75% dos casos, a colite ulcerativa é psicossomática. O desiquilíbrio da produção de noradrenalina e cortisol aumenta ou reduz, ainda, os movimentos intestinais, agravando alguns distúbios, como a diverticulose.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS:
Asma, hiperventilação, rinite alérgica

Problemas de ordem emocional podem desiquilibrar a produção das substâncias envolvida na dilatação dos brônquios, agravando os sintomas da asma. Pode ocorrer ainda, uma resposta desmedida do sistema imunológico e determinados alérgenos, como a poeira, deflagrando uma crise alérgica.

DISTÚRBIOS IMUNOLÓGICOS:
Lúpus, artrite reumatóide, depressão imune inespecífica

A atividade integrada entre o hipotálamo, a hipófise e a glândula supra-renal repercute diretamente no sistema imunológico. Com a falta de sintonia entre esses sistemas, as células de defesa passam a atacar outras células do organismo.

Somatização é um processo pelo qual distúrbios de origem psíquica, emocional, traduzem-se em mal-estar, com ou sem causa orgânica definida. Os dez problemas mais relatados pelos somatizadores são dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, inchaço, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal e torpor.
Muitos clínicos estão dando mais atenção aos quadros de somatização. Eles agora, costumam escutar os somatizadores da forma preconizada por Maimônides, um médico mouro do século XII: "Uma consulta deve durar uma hora. Durante dez minutos ausculte os órgãos do paciente. Nos cincoenta minutos restantes, sonde-lhe a alma".
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 20% da população do planeta manifesta quadros da doença psicossomática. "Os sintomas são reais. O sofrimento dos pacientes não é menor do que o daqueles que apresentam problemas com causas orgânicas bem definidas" disse a psiquiatra americana Lesley Allen, especialista no assunto.
As somatizações são responsáveis por um número muito alto de consultas. Calcula-se que até a metade de todos os gastos do sistema público de saúde deva-se a somatizações.
As alternativas que comprovadamente ajudam a amenizar os sintomas da somatização, ao aliviar o sofrimento emocional são: A Meditação, a Terapia Cognitiva Comportamental e a Psicanálise. 

13 comentários:

  1. Uma vez por ano, passo por um período de intenso stress profissional. Geralmente, no dia seguinte ao "concluir" da tarefa, fico doente. Impresionante, né? Esse ano escapei!

    ResponderExcluir
  2. O que poderia Valência, fazer com que alguém que como o próprio Rogério citou passar por isso todo ano, escapar? Existe alguma resposta científica pra isso?

    Depois que perdi meu pai, minhas dores de cabeça são intensas, como nunca senti na vida! Pode ter relação?

    MAis uma vez, parabéns pela iniciativa Valência!

    ResponderExcluir
  3. Vou responder para os dois: Primeiro passo é nos conhecermos cada vez mais. Tomarmos consciência das nossas potencialidades e limitações. Assumirmos as emoções que sentimos e ver o que fazer com elas. Depois da consciência sobre o problema vem a tomada de decisão, de atitude, ou de busca de ajuda. Muitas vezes algo tem que ser mudado. Rogerio, com certeza vc vai além das suas forças, o corpo acaba pagando pela total exaustão física e mental, mas dessa última vez algo novo aconteceu, pense no que foi, de repente vc estava mais motivado... Josy, com certeza, até pelo outro comentário que fez sobre os sonhos, a morte do seu pai foi um evento traumático para vc. Posso te prescrever um floral se quiser, pode te ajudar muito! Obrigada pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  4. Claro que sim! Fico muito grata pela atenção Valência!

    ResponderExcluir
  5. Peça para manipular em farmácia de sua confiança Florais de Bach originais.As essências Rescue Remedy e Star of Bethlehem. Tomar 10 gotinhas direto na boca 3 x dia.Leia as indicações na matéria abaixo sobre os florais para entender melhor. Antes de acabar o vidrinho me fale o que sentiu e como está. Me onte sonhos que te chamarem a atenção. Estou à disposição para qualquer dúvida.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Faz muitos anos que sofro com a "tal" da doença psicossomática, mas depois que o Miguel nasceu melhorou muito!!!
    Alguma relação deve ter, né?
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Maysa, com certeza o Miguel supriu o que te faltava. Mas fique atenta: se quando ele não precisar mais tanto de vc seus problemas voltarem, é porque ainda não foram resolvidos. Tomara que não, principalmente porque os florais já te ajudaram bastante!

    ResponderExcluir
  9. Pode deixar, vou ficar atenta... Sim, os florais me ajudaram muito mesmo... Recomendo!

    ResponderExcluir
  10. Na condição de professor já me "acostumei" a passar minha primeira semana de férias doente... Tamanha é a pressão de fechamento de um semestre!! O engraçado e que raramente adoeço ao longo do período letivo!

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, da mesma forma que o Rogério, vc excedeu os limites do corpo, chegou à total exaustão física e mental. Aguenta firme o tempo necessário e cai quando pode. Cuidado, pode chegar uma hora que vc não tenha mais esse controle e adoeça na fase mais intensa de trabalho. O ideal é baixar o ritmo à medida do possível, pois previnir é melhor do que remediar.

    ResponderExcluir
  12. O que fazer para que o ca elo pare de cair, estou apavada pela quantidade que está caindo. Existe alguma tecnica que posso esta fazendo ou algo mais par que pardm dd cair

    ResponderExcluir