D&D em GESTÃO EMPRESARIAL DE ALTA PERFORMANCE- NOSSO SUCESSO VEM DE IDENTIFICAR E INTEGRAR PESSOAS DE TALENTO!

domingo, 23 de outubro de 2011

ANSIEDADE: CONTROLAR É PRECISO

Uma das queixas mais comuns das pessoas é a falta de tempo. Falta tempo para realizar tarefas diárias, para praticar exercícios, para ficar com os filhos, para viajar, etc.. É preciso ter tempo para se atualizar, se conectar nas redes sociais, aprender novas tecnologias, mas, ao mesmo tempo, perde-se tempo no trânsito e em filas de supermercado. Com tantas necessidades , os transtornos ou quadros de ansiedade aumentam e causam sofrimento para as pessoas. Não por acaso, nos Estados Unidos, uma em cada 76 pessoas é afastada do trabalho por transtornos de ansiedade. Em 1987, esse número era duas vezes menor.
Alguns tipos de transtornos:

1- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TGA)
É o mais comum. Atinge 5% da população e duas vezes mais mulheres do que homens. É caracterizado por uma preocupação acima do normal e é incontrolável, que pode durar meses. Os principais sintomas são pensamentos negativos, muitas vezes trágicos e sem motivo justificável, nervosismo, dificuldade de concentração, cansaço, dificuldade de adormecer, tensão muscular e até dores musculares. Esses sintomas são flutuantes ao longo do tempo, pois a pessoa tem horas boas e horas ruins.
Tratamento: Medicamentos receitados por um médico e terapia. Técnicas de relaxamento também ajudam.

2- Transtorno de Pânico
Muito comum em jovens. As crises duram cerca de dez minutos, sem motivo. Nesses períodos, a pessoa tem suor excessivo, tontura, falta de ar, vontade de ir ao banheiro, náuseas, taquicardia. Ela acredita que tem alguma doença grave e chega a pensar que está morrendo. Se vai para o pronto-socorro, a crise passa quando é atendida. No dia seguinte, tem outra crise. Como consequência, pode desenvolver agorafobia, que é a fobia de ter crises de pânico ( o medo do medo), em locais constrangedores ou fechados. Por isso, é muito comum a pessoa evitar sentar em bancos traseiros de carros, viajar de avião, ir ao cinema. Deixa de fazer, o que antes era prazeroso para ela. Em casos sem tratamento, pode-se ficar sem sair de casa por anos. Esse quadro pode levar à depressão.
Tratamento: Medicamentos antidepressivos e terapia.

3- Fobia Social
O tipo mais comum é aquele em que a pessoa tem muito medo de falar em público. Ela tem dificuldades como apresentar seminários ou cantar em karaokê. Outro tipo é a fobia social generalizada. Nesse caso, a pessoa tem medo de pedir informações na rua, fazer ou receber críticas, falar ao telefone, participar de entrevista de emprego e qualquer outra situação onde ela tenha que expressar opinião mesmo que superficialmente, diante de outras pessoas. Quem tem essa dificuldade é propenso a abusar do álcool e tranquilizantes.
Tratamento: Com a ajuda do terapeuta simular situações sociais como pedir informações, convidar alguém para sair e, depois, praticá-las na vida real. Medicamentos também podem ser recomendados pelo médico.

Dicas de como prevenir os transtornos de ansiedade:
1- Procure equilibrar a dedicação dada à vida pessoal e ao trabalho
2- Não queira manter tudo sob controle. Se você relaxar, nem tudo vai dar errado. Encontre um tempo para praticar yoga ou meditação. Sua vida e seus projetos não vão desmoronar se você se permitir momentos de relaxamento e só seus.
3- Comece uma atividade física que lhe agrade. De preferência perto de casa ou do trabalho para evitar stress e faltas.
4- Acredite: ansiedade atrapalha. Ela suga toda a energia que deveria ser usada para a resolução de um problema real.

Gostaria de deixar um alerta:
Esses quadros de ansiedade e fobias não surgem de um dia para o outro. Eles fazem parte de um processo que iniciou com uma preocupação excessiva e medos que foram aumentando até começar a limitá-lo.
Portanto, devemos ficar atentos e não demorar a procurar a ajuda de profissionais.
Normalmente, esses tratamentos sugerem uma mudança de hábitos na vida da pessoa, que ela não precisa esperar adoecer para mudá-los. Basta dar atenção ao que está sentindo e tomar providências!

Um comentário:

  1. Que interessante mãe...Parabéns pelo blog, tá cada dia mais legal!

    ResponderExcluir