D&D em GESTÃO EMPRESARIAL DE ALTA PERFORMANCE- NOSSO SUCESSO VEM DE IDENTIFICAR E INTEGRAR PESSOAS DE TALENTO!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

VÍCIOS & COMPULSÕES - Assumir é o primeiro passo!

 

Vício refere-se a algo que você faz ou usa porque acredita que necessita disto para sobreviver, mas faz em tal extensão que acaba comprometendo sua sobrevivência.
O sujeito entrega-se ou submete-se à prática constante. Perdeu o controle da sua vontade consciente.
É levado a usar uma droga (que pode ser álcool, tabaco, remédios tranquilizantes, alucinógenos, entre outros) de forma contínua (sempre) ou periódica (frequentemente) para sentir prazer ou ainda aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc..
O Vício causa dependência.

Existem dois tipos de dependência:
1- Física
Resulta das alterações que ocorrem no organismo após a utilização da droga por período prolongado. Essas alterações fisiológicas surgem como resultado de um processo de adaptação do corpo à droga.
Nesse processo, a droga passa a ser necessária para que o organismo funcione normalmente. Assim, quando a pessoa para ou diminui bruscamente o consumo, surgem sintomas e sinais físicos, que variam segundo a substância usada. É a chamada síndrome de abstinência. No caso de abstinência do álcool, por exemplo, a pessoa pode ter desde um simples tremor nas mãos, até um quadro grave com risco de morte.
2- Psicológica
É caracterizada pelas alterações mentais que levam à busca persistente da droga e manifesta-se pelo estado de mal-estar e desconforto quando o dependente interrompe o uso da droga. Os sintomas mais comuns são ansiedade, sensação de vazio e dificuldade de concentração.

Principais características da dependência química:
Desejo poderoso e incontrolável de usar a substância.
Dificuldade de controlar o consumo.
Uso persistente apesar das consequências destrutivas.
A vida do indivíduo passa a girar em torno do uso da substância, e as demais atividades da vida perdem a prioridade. Amigos de tempos são deixados para o convívio com amigos da droga.
Cresce a tolerância à droga: com o tempo, há necessidade de aumentar quantidade e frequência do uso.
Estado de abstinência física quando o indivíduo não usa a substância.
Negação da doença.

O que é droga
A palavra tem origem na palavra "drogg", do holandês antigo, e significa folha seca. Isso porque, antigamente, os vegetais entravam na composição de quase todos os medicamentos.
Droga é qualquer substância não produzida pelo organismo e que atua sobre ele, produzindo alterações no seu funcionamento.
Como as drogas agem
Existem basicamente três tipos de drogas psicoativas, ou seja, que afetam a atividade mental:

1- Drogas depressoras
Diminuem a atividade mental, levando o cérebro a funcionar de forma mais lenta. A pessoa fica desligada, desinteressada, reduz a atividade motora, a atenção, a concentração, a ansiedade e a capacidade intelectual e de memorização. Podem causar estado de sonolência, embriaguez e até coma.
Exemplos: bebidas alcoólicas, tranquilizantes, solventes, morfina.
2- Drogas estimulantes
Aceleram a atividade mental, estimulando o funcionamento do cérebro, o que leva a pessoa a um estado de alerta exagerado, a ficar "elétrica" e com os processos químicos alterados. Geralmente inibem a fome, o cansaço e o sono, podendo produzir excitação e aumento de atividade. Exemplos: anfetaminas, cocaína e tabaco (nicotina).
3- Drogas perturbadoras
Provocam mudanças qualitativas no funcionamento cerebral - aumentam ou reduzem a atividade do cérebro - ao contrário das drogas dos outros dois grupos, que promovem mudanças quantitativas.
Distorcem a percepção e o pensamento, levando o cérebro a funcionar de forma desordenada. Também chamadas de alucinógenas, seus usuários podem desenvolver distúrbios alucinógenos (ouvir vozes, ver imagens) e delirantes (mania de perseguição, delírios místicos ou religiosos e idéias de grandiosidade). Exemplos: ecstasy, maconha, LSD, mescalina.

O Mecanismo do Vício
Como funciona o sistema de recompensa:
1- Quando satisfazemos um desejo ou uma necessidade, como comer um chocolate ou matar a sede, o cérebro identifica esses estímulos como prazerosos.
2- Esses estímulos são enviados para o sistema de recompensa, localizado principalmente no núcleo acumbens, uma das áreas mais recônditas do cérebro. Os maestros do sistema de recompensa são os neurotransmissores dopamina e GABA. O primeiro é responsável pela sensação de prazer. O segundo atua como inibidor, evitando que os neurônios sejam superestimulados.
3- O sistema de recompensa registra na memória que aqueles estímulos são prazerosos. Com isso, quando formos expostos à eles novamente, a sensação de prazer será mais rápida.

Como ele reage por exemplo, ao álcool:
1- O estímulo de prazer provocado pela bebida vai direto para o sistema de recompensa, sem passar pelo processo de decodificação.
2- Com a presença do álcool, o cérebro aumenta a produção de dopamina e diminui a liberação de GABA. O registro na memória do estímulo de prazer é mais intenso, o que faz com que o cérebro queira repetí-lo. Está aberta a porta para o vício. Pessoas com predisposição genética correm mais risco de desenvolvê-lo.
Segundo estudos recentes, entre os homens brasileiros:
22 milhões abusam do álcool e 12 milhões são alcoólatras
Um aumento de 30% em relação a dez anos atrás
Entre as mulheres brasileiras:
8 milhões abusam do álcool e 5 milhões são alcoólatras
Um aumento de 50% em relação a dez anos atrás.

No caso dos jovens:

Fatores de Risco
Pais que fazem uso abusivo de drogas em geral (álcool, tabaco, remédios, alucinógenos)
Pais que são portadores de doenças mentais
Pais excessivamente autoritários ou muito exigentes
Famílias em que os filhos são autoridade, mandam nos adultos

Fatores de proteção
Pais que acompanham as atividades dos filhos
Estabelecimento de regras claras
Envolvimento afetivo com a vida dos filhos
Respeito aos ritos
Estabelecimento claro de hierarquia familiar

Como os pais ajudam a prevenir?
A forma como os pais lidam com as drogas tem muito mais efeito sobre o jovem do que as informações que são dadas. Ou seja: o que se faz é muito mais importante do que o que se diz. Os filhos podem aprender sobre abuso de drogas quando veem os pais consumindo muito álcool ou tranquilizantes para diminuir a ansiedade, por exemplo.
A família é, normalmente a primeira a sentir e a sofrer os impactos da dependência química. Por esse motivo, ela pode ajudar muito, mas, em caso de falta de informação, também pode atrapalhar.
Para que o dependente mude é necessário que a família mude também.

O tratamento
Uma ferramenta muito importante é a terapia familiar, que pode identificar os processos familiares que promovem o abuso das substâncias.
Se há um dependente numa família, em geral, é porque essa família precisa ser analisada e orientada. Toda família deve estar envolvida com o tratamento.
Mas é imprescindível considerar o desejo da pessoa, se ela está convencida que precisa de ajuda, se está estimulada a mudar. Do contrário, o tratamento não terá resultado. É preciso sensibilizar e não forçar o tratamento. Se a pessoa não quiser se tratar, ainda assim, a família deverá procurar ajuda, como participar de reuniões de grupos de apoio e de orientação e terapia de famílias. Essa atitude servirá de estímulo ao dependente.
Na maior parte dos casos não é necessário internação, com acompanhamento médico, psicológico e o apoio da família, muitas pessoas conseguem se libertar do uso das drogas.
É importante ressaltar, que a simples abstinência por curtos períodos, não assegura ao usuário a certeza da não dependência, pois a questão é a falta de controle, a falta de escolha. Se ele der o primeiro gole ou a primeira pitada, com certeza, não terá controle. O Vício é mais forte que ele.

O primeiro passo sobre o Vício é ASSUMIR que está perdendo o controle!
Esse é o momento de tomar providências pela sua saúde, pela sua vida e pela sua FELICIDADE!
Faça isso hoje, não deixe para amanhã!

Compulsão refere-se à necessidade de fazer algo mesmo que pareça desnecessário ou prejudicial. É uma operação que não possue objetivo consciente. Impulso irresistível de realizar um ato muitas vezes irracional. São comportamentos que muitas vezes parecem naturais como comer, comprar, praticar esportes, mas praticados com uma frequência descontrolada podem causar graves danos. A pessoa também não tem controle sobre o comportamento, tem que realizar, não se importando com as consequências. Quando se dá conta está obesa, engordou kilos em série, está em caos financeiro, causou danos físicos como lesão de joelhos, coluna, etc..
O jogo também pode passar de simples diversão para um comportamento compulsivo capaz de arruinar famílias inteiras.

Nos dois casos, tanto no Vício como na Compulsão, o importante é que a pessoa perceba esse estado e busque ajuda psicológica e médica se necessário
A terapia é muito importante para que ela tome consciência de quê, está buscando fora o que está faltando dentro dela mesma, e só ela com a ajuda de um profissional, poderá descobrir.

Onde procurar ajuda gratuita:

Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes)
http://www.proad.unifesp.br/

Alcoólicos Anônimos - Grupo de apoio ao dependente de álcool
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

Narcóticos Anônimos - Grupo de apoio ao dependente de drogas
http://www.na.org.br/

Sites de informação e orientação:

Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas)
http://www.cebrid.epm.br/

Obid/Cenad ( Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas)
http://www.obid.senad.gov.br/

2 comentários:

  1. Excelente Valência! Quanta informação em um artigo só! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Josy, espero que sirva para a conscientização e orientação das pessoas!

      Excluir