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domingo, 29 de julho de 2012

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

O que constitui uma Inteligência?
Uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para esse objetivo. Os problemas a serem resolvidos variam desde teorias científicas até composições musicais para campanhas políticas de sucesso.
Howard Gardner é o criador do conceito de Inteligências Múltiplas, junto com sua equipe de trabalho. É professor de educação e co-diretor do Projeto Ze de ro na Harvard Graduate School of Medicine. Seu primeiro livro foi lançado nos EUA em 1983 e até hoje vem encontrando grande penetração no meio acadêmico. Ele reconheceu como Inteligências aquilo que era chamado de talento ou dom, valorizando assim, outras capacidades além daquelas que nossa sociedade ocidental sempre reconheceu: a lógica e a linguística.

Inteligência Linguística
É a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas, a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos. Tem sensibilidade para os sons, ritmos, e significados das palavras, além da percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para convencer, agradar, estimular, ou transmitir idéias. Os advogados, locutores, escritores, poetas têm essa Inteligência elevada. A criança apresenta facilidade para criar estórias originais, relatar com precisão experiências vividas.
Como estimular:
Contar, ler e escrever estórias;
Usar jogos de memória;
Integrar relação e leitura com outras áreas;
Debater e discutir idéias.

Inteligência Lógico-Matemática
É a habilidade de utilizar o raciocínio indutivo, dedutivo, estabelecer padrões, ordens e sistematização, e de resolução de problemas envolvendo números e elementos matemáticos como símbolos e abstrações.
Como estimular:
Estimular a resolução de problemas;
Analisar e interpretar dados;
Estimular experimentos práticos;
Possibilitar a realização de coisas, passo a passo;
Usar raciocínio dedutivo, indutivo e investigativo.

Inteligência Espacial
Tem o potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, percebendo o mundo visual e espacial de forma precisa. Os navegadores e pilotos, escultores,cirurgiões, jogadores de xadrez, artistas gráficos ou arquitetos utilizam em grande parte essa Inteligência.
A criança tem habilidade em quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção voltada a detalhes visuais.
Como estimular:
Utilizar figuras para aprender;
Criar símbolos;
Desenhar diagramas e mapas;
Usar mapeamento mental;
Perceber as várias perspectivas de um mesmo lugar;
Exercitar a localização espacial no trânsito.

Inteligência Física/Cinestésica
É o potencial de usar o corpo (como a mão ou a boca) para resolver problemas ou fabricar produtos.
Também na coordenação de movimentos grossos ou finos. Obviamente os dançarinos, os atores, os atletas usam em primeiro plano essa Inteligência. Mas, é importante para os artesãos, cirurgiões, cientistas, mecânicos. A criança demonstra habilidade atléticas. Ex.: Pelé, Daiane.
Como estimular:
Usar a dança para aprender;
Tomar consciência corporal nas atividades diárias;
Praticar artes marciais;
Praticar esportes em geral.

Inteligência Musical
É  a habilidade na atuação, na composição, na apreciação e reprodução de padrões musicais. Inclui a discriminação de sons, habilidade para pereceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas, timbres.
A criança percebe desde cedo os diferentes sons de seu ambiente e frequentemente canta para si.
Como estimular:
Tocar instrumento musical:
Aprender através de canções;
Escrever música;
Integrar música com assuntos de outras áreas;
Usar música para relaxar.

Inteligência Interpessoal
É a capacidade de entender as intenções, as motivações e os desejos do próximo, e consequentemente de trabalhar bem com terceiros. Os profissionais que a utilizam são vendedores, professores, clínicos, líderes religiosos, líderes políticos, psicólogos.
A criança desde cedo aprende a distinguir rostos e pessoas com facilidade para ouvir e prestar atenção nos outros, às vezes sendo líder desde pequena, já que é sensível às necessidades  e sentimentos dos outros.
Como estimular:
Desenvolver capacidade cooperativa;
Buscar a socialização e interesse pelas pessoas;
Comemorar com as pessoas os acontecimentos;
Procurar ouvir e conhecer os outros, como pensam, agem e são.

Inteligência Intrapessoal
É a capacidade de buscar os aspectos internos de si mesma, o acesso ao sentimento da própria vida, à gama das próprias emoções, nomeando-as e utilizando-as de uma maneira que ajude a compreender e orientar o próprio comportamento.
Como estimular:
Deixá-lo ficar só;
Procurar entender seus questionamentos;
Procurar entender sua capacidade de observação;
Procurar entender sua capacidade de autoavaliação;
Respeitar o seu silêncio;

Inteligência Naturalista
É a capacidade de reconhecer, classificar, distinguir e mapear numerosas espécies da fauna e da floral do meio ambiente. A criança desde cedo aproxima-se dos animais e da natureza com um olhar mais interessado que apenas o desfrutar da companhia dos animais e das plantas.
Como estimular:
Observar as paisagens, matas, praias, rios, céu, sol, lua e mar;
Estudar os tipos de minerais, plantas e animais existentes;
Começar a notar os ciclos da natureza, estações do ano, dia e noite, frio e calor, chuva e umidade.

Inteligência Existencial
É a capacidade de se situar em relação aos limites mais extremos do Cosmos- o infinito- e a capacidade afim que é a de se situar em relação aos elementos da condição humana como o significado da vida, o sentido da morte, o destino final dos mundos físico e psicológico, e experiências profundas como o amor de outra pessoa ou a total imersão numa obra de arte, e portanto, achar o potencial último e transcendente da realidade.
Como estimular:
Perguntar-se sobre o significado mais profundo das questões da existência como o sofrimento, a separação, a perda, a vida, a morte, a doença, o dinheiro, o amor, a amizade, o humano, a violência, o bem, o mal...





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